quinta-feira, 19 de abril de 2007

Yes - Fragile

FRAGILE é um álbum interessante. Começando pela ativa participação do co-produtor EDDIE OFFORD, famoso técnico de som dos anos 70, homenageado pelo Emerson Lake & Palmer com a música “Are You Ready Eddie?”. Sua participação fica clara logo na faixa de abertura, Roundabout, com o acorde de um piano soando ao contrário, invertido. Fazer isso em 1972 era muito trabalhoso. Por aí tem-se uma idéia do que foi investido nesse trabalho. Não se trata de um álbum qualquer. Foi pensado e repensado o bastante para se tornar o clássico que é hoje.

Cinco das nove faixas são solos, pouco habituais até hoje, de cada um dos integrantes e Cans And Brahms (arranjo de Rick Wakeman para o 3º movimento da 4ª Sinfonia de Brahns) um deles. Considerada por muitos um assassinato da obra de Brahns, tem o mérito apresentar a música clássica sem o didatismo em que normalmente é envolta. We Have Heaven é o “delírio” particular de Jon Anderson onde faz todas as vozes. Letra? Não existe. Apenas algumas palavras usadas para compor a cortina vocal. Tornou-se um clássico. Tanto quanto o barulho de porta se fechando e o de passos que antecedem South Side Of The Sky, que vem em seguida. Five Per Cent For Nothing é o baterista Bill Bruford em seu apogeu. Um tema de 16 compassos tocado duas vezes pelo grupo, que segue exatamente as complicadas divisões da bateria. Em The Fish é a vez de Cris Squire, com o discreto apoio de Brufors e Wakeman, mostrar seu lado inovador, usando o baixo para tocar todas as partes melódicas. Mood For A Day é Steve Howe sozinho ao violão. Uma bonita peça pseudoclássica que parecendo mais complexa do que é, soa bem em qualquer ocasião.

Heart Of The Sunrise é uma peça longa e mais pesada. “Climática” como quase tudo deles, mas que se escora no excelente baixo de Squire e na base de cordas de Wakeman. Em 1972 as guitarras me impressionavam mais, mas hoje minha atenção recai sobre Bruford, que com maestria dá toda a base com uma bateria discreta mas dificílima na introdução. Jon Anderson e a linha melódica surgem delicadamente mais como um por do Sol do que como nascer.
Como bônus, esse disco traz os excelentes desenhos de Roger Dean, responsável por todo o visual do grupo. Esta é mais um álbum básico em toda discoteca.

2 comentários:

Gustavo Fichter disse...

Que Blog bonito e bem feito.
Parabéns. Gostaria do link para baixar o Fragile, do Yes. É possível. Obrigado.
Gustavo Fichter

Alex Saba disse...

Olá Gustavo. Obrigado por suas palavras. Infelizmente não há links pra downloads porque este não é o objetivo do blog. Aguardo sua próxima visita.
[]s
Alex