quinta-feira, 19 de abril de 2007

Joe Jackson - Heaven & Hell

Alguns anos atrás, na minha ignorância, Joe Jackson era apenas mais um cantor de um disco só. Night and Day continha o sucesso Steppin Out, exaustivamente tocada em 1982. Mas foi através desse disco que descobri um grande compositor, arranjador, multi-instrumentista de não apenas um, mas vários discos.

Busquei outros discos dele e não me arrependi. Diferentes entre si, mostram a evolução do compositor e arranjador. NIGHT MUSIC é uma pequena obra prima sem concessões. Qualidade de gravação excelente, músicas e arranjos ótimos, com uma instrumentação nada POP de violinos, piano, oboé e vocais clássicos, além da sua própria voz. Seu álbum seguinte foi HEAVEN & HELL (1997). Na mesma linha mas já definindo um estilo.
Este álbum trata dos sete pecados capitais. São oito faixas arrebatadoras (há uma introdução). A instrumentação segue a do anterior, com participação de vários convidados. O disco é creditado a JOE JACKSON & FRIENDS.

Curioso é que este disco foi lançado pelo selo SONY CLASSICAL. Uma tendência que vem aumentando da parte das gravadoras. John Lord do Deep Purple e Rick Wakeman também lançaram discos por selos clássicos. Iniciativa que aproxima um público não afeito à música clássica e serve para (re)educar toda uma geração de ouvintes de música.

No caso da Sony Classical, este álbum significa uma “pioneira” mudança de rumo. Peter Gelb, presidente da Sony Classical comentou: "Trabalhando com artistas como JJ, que transcendem gêneros, estamos tentando redefinir os objetivos de um selo clássico. Queremos voltar à idéia da música clássica como uma experiência emocional para o ouvinte. Usando músicos, de diversas formações, os quais ele sente que poderiam interpretar melhor suas idéias, JJ produziu um álbum onde, além de brilhantemente inventivo, irá atingir o lado emocional das pessoas.” O próprio JJ explica que as chamadas gravadoras “clássicas” estão hoje mais abertas do que as “pop”.

No site de JACKSON (http://www.joejackson.com/) é possível encontrar várias informações interessantes, inclusive uma declaração dele de haver se afastado da linha pop propositadamente, abdicando do sucesso que desfrutava, não estando mais disposto a “brigar” pelo sucesso ao lado de jovens de vinte anos. Corajoso.

Nenhum comentário: