quinta-feira, 19 de abril de 2007

Paul Desmond – Bridge Over Troubled Water

PAUL DESMOND é um raro músico. Por muitos anos foi ¼ do DAVE BRUBECK QAURTET e não como mero coadjuvante, não só porque o DBQ era um quarteto sem coadjuvantes, mas porque ele era o segundo compositor do grupo e responsável pelo primeiro tema jazzístico a bater recordes nas rádios mundiais. Como se pode imaginar, havia muito mais por trás do seu sopro tranqüilo e do seu jeito mais do que cool de ser. Em tempos em que música tranqüila é confundida com “música pra ver nascer grama”, vale à pena conferir este disco de PAUL DESMOND todo com canções de PAUL SIMON. O álbum BRIDGE OVER TROUBLED WATER, lançado originalmente em 1969, não sofreu em nada com a passagem dos anos. Os músicos que acompanham o sax alto de DESMOND são os mesmos que o acompanhavam nos anos anteriores no selo CTI de CREED TAYLOR. Grandes nomes como HERBIE HANCOCK (piano elétrico), RON CARTER (baixo acústico), JERRY JEMONT (baixo elétrico) além dos brasileiros AIRTO MOREIRA e JOÃO PALMA (bateria) executam os sofisticados arranjos de DON SEBESKY, que também produziu o álbum.

Todos os grandes sucessos de SIMON & GARFUNKEL estão presentes - bem, há muita música boa não incluída e talvez fosse melhor dizer o álbum apresenta o que há de mais representativo da dupla de cantores/compositores.

OLD FRIENDS, parece ser o veículo perfeito para o lirismo de DESMOND e de SEBESKY, até que ouvimos os primeiros compassos de AMERICA e SCARBOROUGH FAIR. Nesses temas, mesmo em seus improvisos, ou talvez principalmente neles, PAUL DESMOND parece estar conversando conosco, contando alguma de suas histórias. Muito provavelmente, o fato de querer ser um escritor, influenciou seu modo de tocar, não o lado lírico, mas o descritivo. Mesmo sem ser um cantor, é um excelente intérprete. DEXTER GORDON certa vez comentou que para tocar uma balada é fundamental lembrar da letra das músicas. PAUL DESMOND parece ir além da lembrança, nos mostra como é possível reescrevê-las e isso tudo sem dizer uma palavra.
Infelizmente esse lindo álbum só está disponível em versão japonesa, mas pode ser encomendado em várias lojas on-line disponíveis na rede.

Nenhum comentário: